19 a 25 de setembro 2010
Pingyao International Photography Festival | Shanxi, China
Curadoria: Angela Magalhães e Nadja Peregrino
De início é preciso dizer que não temos qualquer pretensão de traçar com a mostra Uncertain Brazil uma visão geral do país. Centramos nossa proposta em enunciar os vestígios de sua presença como algo diretamente ligado com o sentido da obra de cada artista. Não pelos temas deixarem de ser o que são – enquanto marcas da história de nossa cultura – mas porque põem em pauta uma expressão poética e um sentimento de ligação da realidade sociocultural com um estado de inquietude. Sob essa perspectiva, nos sentimos oscilar entre o equilíbrio precário de uma dimensão palpável e uma configuração imaginada no corpo da arte.
Isso não implica, porém, que o artista passe ao largo do contexto de nossa cultura. O que nos propicia relacionar o Brasil, um país com enorme extensão territorial, não como um ponto geográfico distanciado, livre de qualquer conexão. É dele que aflora o sentido da obra imbuída da subjetividade que aflora sem as amarras do foco nacionalista. Assim, a mirada dos artistas brasileiros ultrapassa o olhar turístico impregnado de aspectos exóticos bem peculiares àqueles que querem simplesmente consumir culturas alheias. Samba, carnaval e futebol, por exemplo, são “logomarcas” do Brasil, alicerces incontestáveis de uma visão parcial e difusa da nossa cultura. Aqui, se pode imaginar o papel do artista como produtor de conhecimento através da confluência de uma vontade de saber pela lente de uma imaginação simbolizadora. Ou seja, diante do que é exaustivamente dito, é a arte que gera um caleidoscópio de significados erráticos plenos de ambiguidades e contradições.
Angela Magalhães e Nadja Peregrino
Fotógrafos convidados: Alexandre Siqueira / Elza Lima / Guy Veloso / Iatã Cannabrava / João Urban / Joaquim Paiva / Leonardo Wen / Luiz Frota / Luiz Santos / Tonho Ceará / Mestre Júlio / Michael Ende / Pedro Lobo / Rosa Gauditano / Tiago Santana.