Virei viral: identidades e coletividades

Exposição coletiva

23 de Outubro a 22 de Dezembro de 2014
Centro Cultural Banco do Brasil, Rio de Janeiro – CCBB-RJ | Rio de Janeiro/RJ
Curadoria: Coletivo Curatorial Estúdio M’Baraká

Virei Viral é uma mostra anual sobre a chamada “cibercultura”, que apresenta a diversidade de abordagens possíveis quando se entende esse universo digital e hipertextual como um fenômeno cultural, muito mais do que simplesmente tecnológico. A cada edição o projeto traz um novo recorte curatorial

A 2ª edição de Virei Viral, que esteve em cartaz no Rio de 23 de Outubro a 22 de Dezembro de 2014, aborda o tema Identidades e Coletividades e seu reflexo na cultura contemporânea. Foram mais de 70 mil visitantes em 60 dias de exibição.

Esta edição expõe obras de artistas de todo o mundo, apresentando – em tempos de selfies e outras viralizações do “EU” – um diversificado panorama de trabalhos de fotografia, videoarte e instalações que expressam identidades em coletividades contemporâneas.

Além das obras de artistas, trechos de artigos, poemas e romances complementam a pesquisa curatorial, que baseou-se também na filosofia, psicanálise e literatura a fim de dar mais corpo a essa discussão. O projeto também conta com uma extensa publicação de arte e pensamento que extrapola os conteúdos expostos na exposição, ampliando suas discussões para além do espaço expositivo.

Artistas participantes: Antonia Dias Leite / Ana Hupe / Alexandre Mazza / Anthony Marcellini / Bruno Veiga / Claudia Jaguaribe / Camila Valladares / Coletivo estúdio M’Baraká / Dora Reis / Frank Warren / Khalil Charif / Kyle Thompson / Markus Hofko / Michael Wolf / Mestre Júlio Santos / Marcos Faustini / Stefanie Posavec / Tom Lisboa / Yuli Anastassakis.


Informações e imagens extraídas de Estúdio M’Baraká.

Gostou? Compartilhe nas suas redes!

precisa de ajuda?
1
precisa de ajuda?
Olá, precisa de ajuda?